Saúde

Tribulus Terrestris: entenda para que serve e como usar!

O uso do Tribulus Terrestris traz diversos benefícios para o corpo humano. Na modernidade há uma cobrança constante para se ter produtividade máxima possível nas mais diversas áreas da vida: saúde, estudos/profissão, vida amorosa e desempenho sexual.

O Tribulus terrestris atua na melhoria da energia e no desempenho de atividades diversas, principalmente no desempenho sexual e libido. Seus efeitos são comprovadamente afrodisíacos, com destaque ao aumento de libido e outros benefícios.

Porém, é preciso que se saiba para que funciona e como tomar de forma correta a suplementação desta planta, muitas vezes conhecida apenas como uma erva daninha. Para isso, este escrito funciona para dar orientações e dicas de uso!

H2: Para que serve o Tribulus?

O Tribulus terrestris é uma planta muito conhecida como erva daninha e por vezes indesejadas pelas pessoas que a conhecem. Ele é da família Zygophyllaceae e popularmente é conhecida como videira de punctura, tribulus, cabeça de cabra ou abrolhos (abre olhos).

Além de ser uma planta típica de ambientes quentes, apresenta diversos benefícios, mas o que mais se destaca é o aumento de libido e desempenho na hora do ato sexual. Os seus vários benefícios serão apresentados nos próximos tópicos.

Auxilia no aumento de libido (desejo sexual)

Alguns estudos indicam que o consumo de Tribulus estimula a produção do hormônio testosterona, que é um dos principais hormônios reguladores do desejo sexual.

Para homens, a suplementação também auxilia em uma ereção mais duradoura. Isso porque ela possui uma substância chamada protodioscina, que aumenta o nível de vasodilatação na região peniana.

Não só a perda de libido, mas o baixo nível de testosterona influencia negativamente também no desempenho sexual, potencializa a sensação de humor depressivo e proporciona perda de massa muscular.

Aumento de massa muscular e desempenho nos exercícios

A Tribulus terrestris ajuda na regulação hormonal de algumas substâncias importantes para proporcionar o bem-estar e disposição, e atua na melhoria do desempenho nos exercícios físicos.

Como falado no item acima, o aumento dos níveis de testosterona também auxilia no ganho de massa muscular. Não só no ganho de massa muscular como também na perda de gordura a Tribulus terrestris ajuda.

Inclusive, existe uma história contada sobre essa planta de que na Antiguidade os atletas sempre a cultivavam pois relataram que ela ajudava a melhorar o desempenho nas atividades físicas.

Auxilia no aumento de espermatogênese

Consumir a suplementação dessa planta também aumenta as chances de ter maior nível de fertilidade. Em homens, ela auxilia diretamente na indução de uma maior produção de espermatozoides.

Nas mulheres, o efeito é de uma regulação mais adequada da ovulação. Acredita-se também que a Tribulus atue na melhoria e organização temporal do ciclo menstrual em mulheres.

Redução da pressão e controle de triglicerídeos

Apesar de não existir a certeza de qual mecanismo faz essa suplementação atuar na redução da pressão arterial e de glicose, pesquisas indicam esse efeito nos usuários do suplemento.

Quanto à redução da pressão arterial, a evidência é que o uso induz a produção de protodioscina, que é indispensável na produção de óxido nítrico que tem efeito vasodilatador. Seu uso também inibe a ação de enzimas que causam o aumento da pressão.

H2: Qual o efeito do Tribulus Terrestris?

Os efeitos positivos da Tribulus terrestris são a melhoria do desempenho sexual, nos exercícios e no aumento da libido. Além desses, existem outros benefícios em se usar a suplementação dessa planta.

Cabe salientar também que consumir a planta diretamente (em forma de chá, por exemplo), também traz inúmeros benefícios. Porém, não é uma planta encontrada e reconhecida com tanta facilidade, por isso é mais seguro se recorrer à suplementação de qualidade.

Não existem efeitos colaterais registrados para a suplementação dessa planta, visto que é um suplemento natural. Porém, existem alguns efeitos adversos previstos no uso desse suplemento.

Efeitos colaterais

É importante esclarecer que, mesmo que existam esses efeitos adversos previstos em casos de superdosagem. Ao obedecer às orientações do médico que faz o acompanhamento, dificilmente aparece algum desses efeitos colaterais.

Os primeiros efeitos colaterais a serem listados é o aparecimento de episódios de distúrbios gastrointestinais, como enjoos, diarreias e náuseas. Sempre que esses sintomas aparecerem, a suplementação tem que ser interrompida.

H2: Quanto tempo demora para o Tribulus fazer efeito?

Acredita-se que os efeitos da suplementação começam a aparecer no decorrer de cinco dias, quando se faz o uso regularmente. É importante obedecer à quantidade recomendada e tomar sempre nos mesmos horários para garantir uma maior eficácia.

Por ser um suplemento natural, ele não age imediatamente, mas atua ao longo desses dias no desencadear de processos que ao longo desses dias os resultados se tornam mais visíveis.

H2: Como devo tomar o Tribulus Terrestris?

Para saber a melhor forma de uso é importante que seja consultado um profissional de saúde habilitado, pois cada caso vai ser analisado particularmente. Porém, na maioria das vezes não é excedido de mais de duas cápsulas por dia.

Lembre-se que o uso prolongado de qualquer remédio (natural ou não) pode trazer algumas complicações, mesmo que mínimas, então é importante que se faça pausas ou que evite utilizar a longo prazo.

Suplementos de Tribulus terrestris

A Nature Center é um site que apresenta uma variedade muito grande de suplementos naturais, que servem para os mais diversos fins. A suplementação de Tribulus terrestris também pode ser encontrada no site.

Uma das opções é o suplemento com 120 tabletes e é produzida pelo Health Labs. Cada tablete tem 1000 mg e carrega fruto tribulus em pó, amido de milho ceroso, antiumectantes e estabilizantes.

Existe disponível também a opção do suplemento de 500 mg com 60 cápsulas Dr. New QI UpNutri, que possui na sua composição fruto tribulus em pó, maltodextrina, talco e antiumectante.

Há também a opção intermediária de 750 mg também fabricado pela Health Labs e que contém 120 cápsulas com Tribulus em pó, gelatina e antiumectantes. Importante lembrar que o médico deve realizar o acompanhamento e receitar a dosagem mais apropriada para cada caso.

Contraindicações

O uso por parte de crianças e mulheres em período de gestação ou lactação não é aconselhado, pois pode vir a gerar efeitos indesejados. Pessoas que têm sensibilidade alérgica também devem evitar usar o suplemento.

Homens com sintomas ou diagnosticados com hiperplasia benigna de próstata (ou o aumento da próstata) não devem fazer o uso da suplementação com Tribulus terrestris. Mulheres que têm excesso de pelo e oleosidade na pele também não devem tomar com frequência.

Pessoas que tomam medicamentos de forma contínua e em grandes volumes devem consultar o médico para avaliar a possibilidade de interação medicamentosa. Quem apresenta problema com pressão alta também deve evitar.

H2: Principais vantagens de usar o Tribulus Terrestris

Existem diversas vantagens em usar o suplemento de Tribulus terrestris.

A maior parte dessas vantagens são decorrentes da presença de protodioscina. Entre elas, podemos listar as seguintes:

  • Melhoria no desempenho sexual;
  • Melhor desempenho físico;
  • Maior libido e desejo sexual;
  • Redução de pressão arterial;
  • Regulação hormonal (testosterona);
  • Maior disposição.

Assim, a suplementação atua resumidamente na melhor disposição para exercícios físicos e na vida sexual. Recomenda-se sempre que o usuário compre em sites confiáveis como a Nature Center e faça o uso com acompanhamento médico.

Caso tenha alguma sugestão ou dúvida, comente abaixo. Para saber mais sobre outros suplementos naturais, continue a leitura de outros textos.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.
Compartilhar
Publicado por
Nature Center

Postagens Recentes

Conheça tudo sobre Vitamina C

Os benefícios da Vitamina C para o organismo são muitos, desde a saúde do corpo…

3 semanas atrás

Veja os melhores suplementos para memória

O uso de suplementos para memória é algo cada vez mais buscado para pessoas de…

4 meses atrás

Afinal, como lidar com a menopausa da melhor maneira possível?

Lidar com a menopausa é um curso natural em que todas as mulheres que chegam…

4 meses atrás

Efeito platô: entenda o que é, como funciona e como evitá-lo

O efeito platô é o pesadelo das pessoas que desejam emagrecer e se manter saudável.…

4 meses atrás

Suplementos para imunidade: 5 opções para fortalecer seu sistema imunológico

Quando se trata de proteger e reforçar a saúde do corpo humano, os suplementos para…

4 meses atrás

Quantas calorias o corpo queima por dia com e sem exercícios?

Muitas pessoas mantêm dúvidas sobre quantas calorias o corpo queima por dia. No entanto, saber…

4 meses atrás