Gostou do post? Ajude-nos votando nas estrelas AQUI Abaixo 👇
Nos ajude e Avalie Este Post:

Coenzima Q10 ou a Ubidecarenona é uma vitamina que tem feito muito sucessos entre as pessoas que são adeptas a suplementos vitamínicos.

Entretanto, o corpo produz esse nutriente de forma natural e ele pode ser encontrado em maior concentração nos rins, no coração, fígado e cérebro.

Mas, alimentos como carne bovina e suína, frango, espinafres, nozes, gergelim, milho, feijão, e mais alguns outros, também possuem a coq10, ou seja, não é tão difícil de encontrar e consumir essa vitamina, não é mesmo?

Coenzima Q10 – Benefícios

Não é por acaso que a coq10 está entre as mais queridas do momento e também entre a mais indicadas pelos médicos, pois, ela oferece uma série de benefícios ao corpo que ajudam desde a quem quer perder peso a até mesmo para quem precisa de um pouco mais de atenção na saúde cardiovascular.

É um poderoso antioxidante que protege o corpo dos famosos radicais livres e é uma vitamina fundamental para o funcionamento das células.

Entres os benefícios da coenzima q10, estão:

  • Auxilia na perda de peso, pois estimula o metabolismo do corpo;
  • Ajuda a aumentar energia celular;
  • Deixa as gengivas saudáveis;
  • Faz bem para a pele, diminui a flacidez e tem ação antioxidante, amenizando as rugas;
  • Possui efeito anti-inflamatório
  • Restaura os níveis das vitaminas C e E;
  • Evita perda de massa muscular em idosos;
  • Faz bem para o coração, prevenindo, especialmente, doenças cardiovasculares e melhora os sintomas de insuficiência cardíaca, como as palpitações, pernas inchadas e falta de ar.

Em caso de deficiência da coq10

Mesmo que o corpo produza naturalmente a vitamina q10, é comum o organismo apresentar uma deficiência da coenzima q10, principalmente, após os 40 anos.

Sua falta reflete primeiro em alguns órgãos, como o coração, rins e fígados, ajudando no envelhecimento deles.

Além disso, a baixa ingestão de alimentos que possuem esse nutriente pode prejudicar a saúde e também o uso de medicamentos pode diminuir a quantidade produzida pelo corpo, remédios para colesterol, conhecidos como estatinas, bloqueiam a ação da enzima responsável pela produção de colesterol, porém, essa enzima também é responsável pela produção da coq10.

Independente dos motivos que baixaram os níveis, a falta da vitamina pode causar fadiga, falta de força muscular, envelhecimento precoce, aumento de stress oxidativo e até mesmo doenças degenerativas.

Suplementação

Se houver a deficiência da vitamina é possível aumentar a quantidade dela no corpo por meio de suplementação, apesar de estar presente em alguns alimentos, mesmo que haja o consumo deles, a ingestão pode não ser o suficiente para repor os níveis.

Entretanto, médicos e nutricionistas podem indicar o uso da vitamina por meio de suplementos, contudo, o uso deve ser feito com orientação médica, pois, a quantidade pode variar de acordo com cada pessoa.

Viu como o coq10 é importante para o corpo? Para ficar por dento de todas nossas dicas sobre saúde e bem-estar fique de olho no blog da Nature Center!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Fitness no nosso blog.

Deixe um comentário