Quitosana realmente emagrece?

Nos ajude e Avalie Este Post:

Composta por fibras extraídas de frutos do mar como crustáceos, camarões e caranguejos, a Quitosana ganhou popularidade pelos seus benefícios nos processos de dieta e emagrecimento.

Os estudos sobre a Quitosana foram iniciados, originalmente, no Japão, onde foram publicadas as primeiras pesquisas sobre a substância. Quando os primeiros resultados ganharam o mundo, essa poderosa fibra conquistou o interesse de diversos cientistas que passaram a investir na comprovação de sua eficácia.

O principal efeito da Quitosana é o emagrecimento, incluindo a perda de gordura localizada que provoca os famosos pneuzinhos. Mas afinal, esse composto de fibras realmente emagrece?

Efeito esponja

Segundo pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, a resposta para essa pergunta é: sim, com certeza! Testes realizados por uma equipe focada em estudar os benefícios da quitosana, constataram que ela tem a capacidade de se transformar em um volume esponjoso que absorve a gordura ingerida e a elimina, diretamente, pelo trato intestinal, sem ser retida pelo metabolismo.

E por que o emagrecimento acontece?

O emagrecimento é uma consequência natural da ação da quitosana porque, o corpo precisa gastar a energia acumulada para fazer a compensação do gasto de ingestão de fibras, já que ela não contém calorias e ainda deixa ir embora toda a gordura ingerida.

Segundo estatísticas levantadas no teste da UFC, 1 grama de quitosana consegue “ sugar” de 8 a 10 gramas de gordura. Entretanto, é válido frisar que os resultados só podem ser percebidos quando ela está aliada a uma dieta com ingestão moderada de calorias e à pratica de exercícios físicos.

Isso significa que, a quitosana sozinha, não é capaz de fazer milagres, sendo apenas uma poderosa coadjuvante na luta contra a balança.

Outros benefícios

Além de ajudar na queima de calorias e, consequentemente, na perda de peso, a quitosana é considerada um alimento funcional. Isso porque, ela acelera o metabolismo, regula o intestino e mantém o equilíbrio da acidez estomacal, além de promover a sensação de saciedade, controlando o apetite.

Dicas especiais

A quitosana deve ser consumida, preferencialmente, com o acompanhamento de um nutricionista. É recomendável ingerir as cápsulas 15 minutos antes das principais refeições e beber pelo menos dois litros de água, por dia, para a obtenção de resultados eficazes.

Por fim, embora as bebidas alcóolicas não interfiram na ação do produto, aconselha-se evitá-las já que a quitosana não tem a capacidade de absorver as calorias contidas em bebidas, o que pode influenciar no processo de perda de peso.

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Emagrecimento no nosso blog.