A importância das fibras na alimentação

Tenha uma vida mais saudável! Inclua fibras na sua alimentação diária.

Cada dia mais observamos a preocupação das pessoas em relação à alimentação saudável, cada vez mais pessoas estão buscando melhorar aspectos da saúde ou qualidade de vida através da alimentação de qualidade. Reflexo disso, o consumo de comidas orgânicas, alimentos funcionais, fibras e óleos naturais. Porém isso não é reflexo apenas de uma geração mais consciente quanto à alimentação: estamos mais obesos, mais sedentários e buscamos maneiras mais rápidas ou soluções fabricadas para minimizar os problemas da vida moderna.

A verdade é que o ser humano está reaprendendo que a alimentação saudável e natural é melhor forma de conseguir saúde e manter a boa forma. Especialmente nos últimos anos alguns produtos caíram no gosto das pessoas devido seu poder de melhorar processos fisiológicos e trazer diversos benefícios à saúde.

As fibras, por exemplo, se popularizaram e tem sido altamente recomendadas por nutricionistas e profissionais da saúde. Isso se deve ao fato de que as fibras desempenham um papel importante em nossa alimentação diária, elas são capazes de regular o trânsito intestinal, aumentar a sensação de saciedade, além de interferir na absorção de açúcares e gorduras. Logo, são uma ferramenta importante para o controle do peso, do colesterol e também dos triglicerídeos.

Facilmente encontradas, estão presentes nos alimentos de origem vegetal como nozes, linhaça, feijão, grão de bico, aveia, farinhas integrais, arroz integral, couve, vagem, berinjela, morango, manga, uva e etc.

Como as fibras atuam no intestino?

As fibras são carboidratos não digeríveis pelo organismo, quando consumidas são fermentadas no intestino por bactérias. Neste processo formam-se uma classe de gorduras, os ácidos graxos de cadeia curta, que são: o acetato, o propionato e o butirato.

  • O Acetato: tem absorção rápida e fica disponível como fonte de energia pelos músculos cardíacos, esqueléticos e cérebro. Evita a oxidação dos ácidos graxos livres e sua absorção não estimula a secreção de insulina, importante para pessoas que sofrem com diabetes.
  • O Butirato é a fonte de energia para intestino grosso protegendo o intestino contra o câncer. Também tem ação anti-inflamatória.
  • O Propionato é absorvido no intestino e levado ao fígado, participando do fornecimento de energia ao organismo.

Como consumir fibras?

De acordo com nutricionistas a recomendação diária para o consumo de fibras é de 25g a 30g sendo que 20% a 25% devem ser solúveis e 70% a 75% devem ser insolúveis.

O que são fibras solúveis?

Misturam-se na água formando uma espécie de gel no estômago. Retardam o esvaziamento gástrico, reduzem a absorção de glicose e gorduras. Regulam os níveis de colesterol e açúcar no sangue ajudando no controle e na prevenção de doenças como a diabetes e problemas cardíacos.

Onde encontramos as fibras solúveis?

As fibras solúveis estão presentes nas cascas de frutas, aveia, feijões, soja, lentilha ervilha, cevada, mandioca, beterraba e na cenoura.

O que são fibras insolúveis:

Proporcionam o aumento do bolo fecal, estimula o bom funcionamento do intestino e previnem a constipação intestinal. Ajudam na prevenção de doenças como o câncer.

Onde encontramos as fibras insolúveis?

Encontramos as fibras insolúveis nas verduras principalmente nas verduras escuras, farelo de trigo, cereais, soja e grãos integrais.

Além de todos os benefícios citados as fibras ainda limpam o organismo das toxinas e das bactérias nocivas a nossa saúde. Por isso passe a consumir fibras hoje mesmo e surpreenda-se com os benefícios deste alimento funcional!

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