Categorias: Alimentação

A importância das fibras na alimentação

Tenha uma vida mais saudável! Inclua fibras na sua alimentação diária.

Cada dia mais observamos a preocupação das pessoas em relação à alimentação saudável, cada vez mais pessoas estão buscando melhorar aspectos da saúde ou qualidade de vida através da alimentação de qualidade. Reflexo disso, o consumo de comidas orgânicas, alimentos funcionais, fibras e óleos naturais. Porém isso não é reflexo apenas de uma geração mais consciente quanto à alimentação: estamos mais obesos, mais sedentários e buscamos maneiras mais rápidas ou soluções fabricadas para minimizar os problemas da vida moderna.

A verdade é que o ser humano está reaprendendo que a alimentação saudável e natural é melhor forma de conseguir saúde e manter a boa forma. Especialmente nos últimos anos alguns produtos caíram no gosto das pessoas devido seu poder de melhorar processos fisiológicos e trazer diversos benefícios à saúde.

As fibras, por exemplo, se popularizaram e tem sido altamente recomendadas por nutricionistas e profissionais da saúde. Isso se deve ao fato de que as fibras desempenham um papel importante em nossa alimentação diária, elas são capazes de regular o trânsito intestinal, aumentar a sensação de saciedade, além de interferir na absorção de açúcares e gorduras. Logo, são uma ferramenta importante para o controle do peso, do colesterol e também dos triglicerídeos.

Facilmente encontradas, estão presentes nos alimentos de origem vegetal como nozes, linhaça, feijão, grão de bico, aveia, farinhas integrais, arroz integral, couve, vagem, berinjela, morango, manga, uva e etc.

Como as fibras atuam no intestino?

As fibras são carboidratos não digeríveis pelo organismo, quando consumidas são fermentadas no intestino por bactérias. Neste processo formam-se uma classe de gorduras, os ácidos graxos de cadeia curta, que são: o acetato, o propionato e o butirato.

  • O Acetato: tem absorção rápida e fica disponível como fonte de energia pelos músculos cardíacos, esqueléticos e cérebro. Evita a oxidação dos ácidos graxos livres e sua absorção não estimula a secreção de insulina, importante para pessoas que sofrem com diabetes.
  • O Butirato é a fonte de energia para intestino grosso protegendo o intestino contra o câncer. Também tem ação anti-inflamatória.
  • O Propionato é absorvido no intestino e levado ao fígado, participando do fornecimento de energia ao organismo.

Como consumir fibras?

De acordo com nutricionistas a recomendação diária para o consumo de fibras é de 25g a 30g sendo que 20% a 25% devem ser solúveis e 70% a 75% devem ser insolúveis.

O que são fibras solúveis?

Misturam-se na água formando uma espécie de gel no estômago. Retardam o esvaziamento gástrico, reduzem a absorção de glicose e gorduras. Regulam os níveis de colesterol e açúcar no sangue ajudando no controle e na prevenção de doenças como a diabetes e problemas cardíacos.

 

Onde encontramos as fibras solúveis?

As fibras solúveis estão presentes nas cascas de frutas, aveia, feijões, soja, lentilha ervilha, cevada, mandioca, beterraba e na cenoura.

O que são fibras insolúveis:

Proporcionam o aumento do bolo fecal, estimula o bom funcionamento do intestino e previnem a constipação intestinal. Ajudam na prevenção de doenças como o câncer.

Onde encontramos as fibras insolúveis?

Encontramos as fibras insolúveis nas verduras principalmente nas verduras escuras, farelo de trigo, cereais, soja e grãos integrais.

Além de todos os benefícios citados as fibras ainda limpam o organismo das toxinas e das bactérias nocivas a nossa saúde. Por isso passe a consumir fibras hoje mesmo e surpreenda-se com os benefícios deste alimento funcional!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Alimentação no nosso blog.
Compartilhar
Publicado por
Nature Center

Postagens Recentes

Benefícios do Óleo de Abacate

Você já ouviu falar sobre os incríveis benefícios do óleo de abacate? Este superalimento, repleto…

1 semana atrás

Para Que Serve Óleo de Abacate

Você já se perguntou sobre os incríveis benefícios do óleo de abacate? Este artigo é…

2 semanas atrás

Óleo de Abacate Serve para Diabetes

Você já se perguntou se o óleo de abacate serve para diabetes? Com sua crescente…

3 semanas atrás

O que é Spirulina e como ela pode auxiliar a sua saúde

Você já ouviu falar em spirulina? Este termo tem se tornado cada vez mais popular,…

1 mês atrás

Conheça os benefícios e malefícios da spirulina

Você já ouviu falar sobre a spirulina? Este superalimento tem ganhado destaque por seus inúmeros…

1 mês atrás

Você sabe para que serve o licopeno

Você já ouviu falar sobre o licopeno? Esse poderoso antioxidante tem ganhado destaque nos últimos…

1 mês atrás