Alimentos naturais que aceleram o emagrecimento

0.0
00

Todos os dias surgem novos produtos prometendo emagrecimento rápido e sem esforço, mas qual a melhor forma de emagrecer sem prejudicar a saúde?

Atualmente a luta contra a balança é a realidade de muitas pessoas. O sedentarismo, a correria do dia a dia e a falta de hábitos saudáveis acabam trazendo aqueles quilinhos indesejáveis e afetando a autoestima.

A preocupação com o sobrepeso e suas consequências é assunto tão recorrente que um Estudo Nacional realizado recentemente pelo Ministério da Saúde apontou que quase 60% da população adulta no Brasil está com sobrepeso, enquanto pouco mais de 21% é obesa.

Ou seja, cerca de 80% dos brasileiros precisam emagrecer, por questões que vão muito além da estética.  A principal preocupação do Governo é com as doenças decorrentes do ganho de peso e acúmulo de gordura corporal. Não é à toa vemos cada vez mais pessoas procurando por soluções rápidas e práticas para melhorar a aparência e a saúde através do emagrecimento.

Estética x Saúde

A indesejável barriguinha é a grande vilã e o primeiro alvo de quem deseja emagrecer. Muito mais do que um símbolo estético, essa região do corpo é um indicador de como vai a nossa saúde. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é no máximo 102 cm para homens e 88 cm para mulher. Qualquer medida acima disso indica um acúmulo de gordura perigoso, pois está diretamente associada a doenças cardiovasculares e outros males que podem ser fatais.

Obviamente a primeira coisa que uma pessoa que está buscando soluções para emagrecer quer é ver sua barriga sumir, poder desfilar seu abdômen em forma e sem aqueles pneuzinhos que ninguém gosta. Por isso é relativamente fácil encontrar milhares de produtos que prometem acabar com o sofrimento daqueles que querem emagrecer, prometem encurtar o caminho para o peso ideal e fazer isso de forma rápida. Mas até onde isso é saudável?

A polêmica é tamanha que recentemente pudemos acompanhar a proibição dos remédios controlados para emagrecer, devido aos riscos que os mesmos trazem ao organismo. Algumas substâncias como a sibutramina, trazem emagrecimento rápido, mas trazem também diversos efeitos colaterais e risco a saúde dos pacientes.

Por isso é crescente a busca por produtos naturais, sem contra indicações e eficazes na perda de peso. Mas será possível emagrecer uma região específica? Os produtos ditos “naturais” realmente cumprem o que prometem?

Produtos naturais para emagrecer realmente funcionam?

A cada dia somos bombardeados com informações de novos produtos que prometem ajudar a perder peso, gerando confusão e dúvidas sobre qual tomar. A verdade é que existem diversos alimentos naturais que permitem o emagrecimento, por possuírem propriedades distintas que ajudam o organismo a queimar gordura de diferentes formas. Estudos apontam que alimentos com propriedades termogenicas, desintoxicantes e funcionais são os mais eficazes na luta pela perda de peso.

  • Termogênicos: Elevam a temperatura corporal e aumentam muito o gasto calórico (Gengibre, Canela, Chá de Hibisco, Pimentas, etc)
  • Desintoxicantes: Ajudam o organismo a eliminar impurezas, reduzem o inchaço e melhoram a aparência da pele (Chá verde, berinjela, limão, alcachofra, etc)
  • Funcionais: são alimentos extremamente benéficos a saúde, pois podem proteger o organismo de prevenir doenças crônicas (Linhaça, chá verde, soja, goji berry etc)

É possível observar que existe uma infinidade de alimentos que auxiliam o emagrecimento. A combinação desses alimentos de forma adequada pode de fato potencializar a perda de peso e até mesmo acelerar o processo. O melhor é que por terem origem natural, boa parte desses dos suplementos alimentares feitos a partir desses alimentos não contem contraindicações. Porém como e quanto consumir para não acontecer justamente o contrário, o ganho de peso?

Farinha para emagrecer

Pode soar estranho, afinal todos sabemos que a farinha é um grande inimigo da balança. Porém a farinha da vez é muito diferente da farinha branca, a tradicional farinha de trigo. A queridinha do momento é conhecida popularmente por Farinha Seca Barriga, que nada mais é do que uma farinha fabricada a partir do extratos dos principais alimentos termogênicos, desintoxicantes e funcionais. É uma solução para a ingestão dos principais nutrientes dos frutos, chás e legumes que tem grande poder de emagrecimento, pois pode ser facilmente polvilhada sobre a refeição. O seu grande diferencial é a praticidade, pois também é possível encontra-la em capsulas.

Essas farinhas possuem grande quantidade de fibras, que auxiliam na sensação de saciedade. Pois ao serem ingeridas antes das refeições, ajudam a criar um bolo gelatinoso dentro do estômago aumentando a sensação de saciedade, assim a pessoa come menos e emagrece sem passar fome.

A farinha de berinjela, por exemplo, foi alvo de estudo do Instituto de Nutrição da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), que demonstrou que no grupo que seguiu uma dieta com esse suplemento houve maior redução do acúmulo de gordura abdominal, além da melhora nos níveis de colesterol.

Emagrecer Rápido

A fórmula do emagrecimento não é segredo para ninguém. A combinação de exercícios mais alimentação saudável é equação certa para perder peso. Mesmo assim muitos querem chegar ao objetivo pulando essas etapas.  É compreensível que a rotina impossibilita grande parte das pessoas de seguir hábitos saudáveis e uma alimentação balanceada. Porém, com a oferta de produtos práticos de serem incluídos na dieta o sonho do corpo em forma se torna muito mais possível.

Com a proximidade do verão a correria nas lojas de produtos naturais reflete a urgência das pessoas em ver resultados, mas conforme alerta Arthur Hickson responsável pela  Nature Center (http://www.naturecenter.com.br), grande loja de produtos naturais na internet

“É comum que nesse período que a procura por produtos como a Farinha Seca Barriga aumentem pois todos estão atrás de resultados rápidos, porém mais importante do que quando é como, é essencial buscar uma vida mais saudável e aumentar as chances de emagrecimento a através de produtos confiáveis.”

Mesmo com alternativas que ajudam no processo de emagrecimento é essencial que a pessoa se conscientize: emagrecer não é apenas tomar uma pílula, para que peso alcançado seja mantido é preciso adotar um novo estilo de vida.

Vemos que o processo de emagrecimento não precisa ser tão árduo, com o auxílio dos produtos certos é possível alcançar resultados mais rápidos. Existem aliados na batalha contra a obesidade que podem aumentar consideravelmente as chances de sucesso.  Porém é preciso ser cauteloso, nem toda fórmula que se diz milagrosa de fato trará resultados, nem todo medicamento que emagrece beneficiará a saúde.

Informar-se, tomar uma atitude e dar o primeiro passo é o fundamental, afinal mudando hábitos é possível conseguir pequenas conquistas diárias que motivam a seguir em frente e alcançar um resultado maior, seja para ficar mais bonito ou, consequentemente, ficar mais saudável!

Para saber mais:

http://www.naturecenter.com.br/c/farinha-seca-barriga

Referências:
http://www.brasil.gov.br/cidadania-e-justica/2015/10/campanha-no-rio-combatera-obesidade-e-sobrepeso

http://drauziovarella.com.br/obesidade/circunferencia-abdominal/

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/220_alimentos_funcionais.html

http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/noticia/2014/10/alimentos-termogenicos-aumentam-o-gasto-calorico-e-tem-acao-antioxidante.html

http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2013/11/dieta-da-desintoxicacao-limpa-nosso-organismo-e-emagrece.html

http://www.tuasaude.com/farinha-para-emagrecer/

http://luciliadiniz.com/reduza-gordura-po-com-farinha-de-beringela/

https://www.ufrj.br/noticia/2015/10/22/farinha-de-berinjela-pode-auxiliar-na-perda-de-peso

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Emagrecimento no nosso blog.