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whey-protein-ganho-de-massaNas academias, um assunto sempre está em alta: o uso de suplementos. Quem pratica atividades físicas regularmente sabe que a dieta é um fator determinante para atingir os resultados. Porém, mesmo entre os mais experientes, muitas dúvidas surgem quando o tema é conquistar um corpo sarado através da dieta. O que comer para potencializar os resultados? Qual o melhor suplemento para ganhar massa muscular?

Não é novidade que esses produtos são grandes aliados nesse momento, turbinando a dieta e auxiliando no ganho de massa magra. Dentre eles, o Whey Protein é praticamente unanimidade entre os adeptos da musculação: devido seu alto valor proteico, o produto é um dos mais consumidos por aqueles que desejam alcançar a hipertrofia.

Apesar de sua fama, muitos ainda não sabem exatamente como seguir uma dieta para ganhar massa muscular tomando suplementos proteicos. Se você já é praticamente regular de musculação ou é iniciante e quer saber como tomar Whey corretamente, saiba tudo sobre este produto e aprenda como incluí-lo no seu dia a dia.

Quer ganhar músculos? Consuma Whey!

Certamente você já ouviu falar da importância desse alimento para quem pratica atividades físicas, porém você sabe o por quê? Numa visão bem simplificada, nossos músculos crescem quando são submetidos a uma sobrecarga que causa dano às fibras musculares, resumindo: o exercício de resistência. Este processo faz com que o tecido reaja, engrossando essas fibras e, consequentemente, aumentando o tamanho do músculo. Acontece que boa parte dessa estrutura é composta por proteínas, que são “quebradas” durante todo o processo. Sendo assim, para uma boa regeneração e, portanto, crescimento muscular, é preciso alcançar o balanço proteico positivo, que nada mais é do que o consumo de proteínas superior ao gasto.

Pessoas que praticam atividades físicas de intensidade como a musculação precisam consumir mais proteínas, não somente para alcançar a hipertrofia muscular, mas também para manter a saúde dos tecidos e garantir um bom desempenho durante as atividades físicas. Porém, atingir a quantidade adequada pode ser um desafio: essa necessidade, bastante variável, depende da intensidade do treino e dos hábitos alimentares de cada um. Nem sempre a rotina permite que a dieta seja rica em alimentos como carne, leite, ovos. Além disso, as restrições de alimentares de algumas pessoas podem dificultar ainda mais o alcance da quantidade ideal de proteínas para hipertrofia. É justamente neste ponto que o Whey Protein pode auxiliar no ganho de massa, não somente por ser uma das melhores fontes de proteína, mas também por ser prática e adaptável às mais variadas dietas.

Uma das melhores fontes proteicas

O Whey é composto do soro do leite, obtido durante o processo da transformação da bebida em queijo. Esse soro, extraído inicialmente na forma líquida, é submetido a processos químicos que transformarão esta proteína em pó, tornando seu consumo mais prático. E sabe porque este suplemento se tornou tão famoso? É uma das fontes mais ricas em proteínas de alto valor biológico – aquelas que são rapidamente absorvidas pelo organismo. Isso quer dizer que o consumo de Whey Protein pode fornecer muito mais proteína do que determinados alimentos, mesmo os proteicos. Além disso, a proteína do soro do leite é rica em aminoácidos essenciais – moléculas que ajudam na reconstrução dos tecidos e não são produzidos pelo corpo humano, devendo ser obtidas através da alimentação.

Tipos de Whey Protein

O suplemento possui uma ampla variedade no mercado, não apenas de marcas, mas também de tipos. A principal diferença entre eles é o tipo de filtragem, que pode conferir maior ou menor concentração de proteínas. Além disso, uma variedade pode ser mais ou menos rica em carboidratos e gorduras em relação à outra, fator que pode determinar qual tipo é mais adequado para cada dieta. Entenda:

  • Whey Protein Concentrado: passa por menos processos de filtragem, preservando traços maiores de lactose em sua fórmula. Justamente por isso, sua concentração de carboidratos e gorduras é maior se comparados a outros tipos de Whey. Já as proteínas podem representar de 25 a 80% de sua composição total. Devido a essas características, sua absorção é mais lenta;
  • Whey Protein Isolado: como o próprio nome já diz, o Whey isolado fornece a proteína isolada da lactose. Devido sua filtragem mais aprimorada, concede um produto mais puro, com concentração de proteínas de 90 a 95%. Durante seu processo de fabricação, a proteína pode ser quebrada em moléculas menores, o que facilita sua absorção no organismo;
  • Whey Protein Hidrolisado: esta variedade é que passa pelo processo de filtragem mais complexo, fornecendo um suplemento com elevado nível de pureza. Para se ter uma ideia, a concentração de proteínas neste tipo de Whey ultrapassa os 95%. Seu processo de fabricação também faz com que a estrutura da proteína seja divida em partículas menores, fazendo com que sua absorção pelo organismo seja muito mais rápida.

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Qual o melhor Whey?

Diante dessa variedade é muito comum que surjam dúvidas na hora de comprar Whey. Porém, a resposta depende do seu objetivo e do seu tipo de dieta. Justamente por isso, é fundamental buscar orientação médica na hora de começar a tomar qualquer suplemento. Para que a suplementação surta o efeito esperado, é preciso estar apoiado por uma dieta balanceada. Porém, alguns indicadores determinam qual tipo é mais adequado para cada dieta: o Whey Concentrado pode ser mais apropriado para pessoas que estão numa dieta de ganho de volume de massa muscular. Já os tipos Isolado e Hidrolisado são mais adequados para dietas de definição e emagrecimento, uma vez que possuem menor ou nenhuma concentração de carboidratos e gorduras. A diferença básica entre estes dois tipos é que o Whey hidrolisado pode ser o mais indicado para pessoas com intolerância à lactose. Porém, independente do tipo, quando tomados corretamente, qualquer Whey pode ser eficaz no ganho de massa magra.

Quando e como tomar Whey Protein?

Se você se pergunta qual o melhor horário para tomar Whey saiba que apesar de muitos adeptos preferirem fazer uso do suplemento no pós-treino, o suplemento pode ser tomado em qualquer momento do dia. Isso porque o papel do produto é, primariamente, complementar a oferta proteica da dieta. A razão pela qual muitos atletas fazem isso após as atividades é que o suplemento possui rápida absorção, o que torna o consumo neste momento do dia mais oportuno.

Falando nisso, apesar da moda do shake proteico, não se deve tomar Whey com leite. Isso porque a caseína – um tipo de proteína presente no leite – pode atrapalhar e retardar a absorção do Whey Protein. O adequado é tomar o suplemento com água ou com um suco natural de fruta, dependendo da necessidade de carboidratos do indivíduo. Existe também a ideia de que o consumo antes do treino favore o desempenho, dando mais energia. Porém, isso não passa de um mito porque mesmo o Whey Protein não possui quantidades relevantes de carboidratos a ponto de suprir a necessidade energética de um treino de musculação.

Quem pode tomar?

Basicamente, qualquer praticante de atividade física regular pode fazer uso do suplemento, sendo que seu consumo é mais indicado para pessoas de praticam exercícios de intensidade como musculação, cross fit e fisiculturismo. Por ser proveniente de um extrato natural, o Whey não possui contraindicações para pessoas saudáveis. Porém, seu uso deve ser sempre orientado por um médico ou nutricionista, somente ele poderá dizer quais as suas necessidades diárias e conciliar o uso do suplemento com a dieta. Pessoas que possuem um treinamento mais pesado podem precisar de doses maiores do que iniciantes, portanto, buscar acompanhamento profissional é fundamental para que você consiga ganhar massa muscular tomando Whey.

Whey engorda?

Existe ainda essa dúvida por parte dos amantes da malhação, especialmente entre as mulheres. Sim, mulher também pode tomar Whey! E para tranquilizar a todos é importante dizer que não, o Whey Protein não engorda! O que pode fazer qualquer pessoa ganhar peso é o exagero na dieta: se o cardápio não estiver balanceado, a pessoa ganhará peso em função da alimentação, e não do suplemento. Falando em calorias, os valores numa porção de Whey são relativamente baixos, representando uma pequena porção numa dieta de um adulto. Nunca é demais repetir: uma dieta para ganhar músculos deve saudável e rica em proteínas.

Agora que você já sabe como ganhar massa muscular a base de suplementação, não procure somente um Whey Protein barato, verifique também sua procedência: é essencial que o produto seja certificado pela ANVISA, o que garante sua qualidade. Para isso, conte com a Nature Center, que conta com as melhores marcas do mercado, com a mais alta confiança e preços imbatíveis.

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