Quais as melhores frutas para sua saúde?

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Todos sabemos que para uma alimentação ser verdadeiramente saudável é necessário que se consuma uma série de nutrientes, como as frutas, por exemplo. Desde pequenos, somos acostumados a ouvir nossos responsáveis falarem que frutas fazem bem, ou que precisamos comer mais desse alimento, enfim, são as mais variadas recomendações que, na verdade, estão totalmente certas. Veja a seguir o porquê:

Para começar, esses alimentos tem grande riqueza nutricional, sobretudo no que se relaciona a vitaminas e sais minerais. Para se ter uma noção, a carência desse tipo de elemento causa sérios problemas à saúde, ajuda no ganho de peso e infecções acabam acometendo o organismo mais frequentemente.

Fibras também são substâncias consideradas funcionais para o organismo.  Recebem essa categorização por serem elementos que contribuem para o equilíbrio das funções vitais do corpo humano. As fibras eliminam impurezas ajudando a formar o bolo fecal e o trânsito intestinal em si.

Outras características importantes de frutas incluem:

– Água em grande quantidade;

– Flavonoides – combatem envelhecimento precoce e antioxidantes – sobretudo as uvas;

– Baixo índice de gorduras;

– Não são muito calóricas;

– São bem baratas, em comparação a outros alimentos;

– Podem ser preparadas com pratos doces ou salgados, sendo extremamente versáteis;

– Diabéticos podem consumir esses alimentos, desde que, com moderação, afinal as frutas têm açúcar, a frutose.

Entre os ótimos benefícios das frutas para a saúde, temos, entre outros:

  • Ajudam na prevenção de males diversos, como a depressão;
  • Auxiliam na prevenção de cardiopatias e até mesmo de alguns tipos de câncer;
  • Garante aumento da sensação de saciedade, o que diminui a fome, cooperando com o emagrecimento;
  • É um alimento regulador dos níveis de colesterol.

Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS – deve haver um consumo de, no mínimo, 3 porções de frutas diariamente. Entretanto, é importante que sejam frutas de tipos variados – consumir apenas um tipo de fruta não ajudará, em nada, na questão das carências nutricionais, por não haver fontes diversificadas de vitaminas.

Sucos, feitos na hora, são uma ótima forma de introduzir as frutas na alimentação, de modo simples. O detalhe que deve ser respeitado é o de consumir a bebida sempre próximo de seu preparo, para que não perca os nutrientes, que evaporam com facilidade.

Para quem precisa parar de beliscar – sobretudo doces ou petiscos calóricos – inserir porções de frutas nesses momentos é o ideal para a perda de peso.

Ao mencionar a questão do emagrecimento é importante sempre destacar que as frutas serão, de fato, grandes aliadas em sua dieta, porque auxiliarão na perda de peso controlada, saindo do parâmetro das dietas “malucas” com altíssima restrição de nutrientes e danos à saúde – e que, após um período, fazem com que o praticante retome o peso inicial. Portanto, nada de remédios controlados, drogas etc… coma frutas! O grande caminho para perder peso não é uma dieta, mas uma reeducação alimentar, ou seja, uma mudança de postura em relação aos alimentos, de caráter permanente.

Uma das frutas que apresentam melhor impacto sobre a dieta e queima de gorduras é a Goji Berry desidratada.

A fruta vermelhinha, que é originária do Oriente, mais precisamente da parte ao sul do continente asiático, em países como Tibete, Índia e China, contém diversos nutrientes fundamentais para a saúde humana – antioxidantes, fibras, zinco, magnésio, fósforo, ferro, vitamina C, cálcio etc – e baixíssimo nível calórico – apenas 50 kcal em uma colher de sopa – unindo assim o útil ao agradável, pois é deliciosa. Até a visão é cuidada, pelos efeitos dessa frutinha, devido ao fato de ser rica em zeaxantina e betacaroteno, dois fitoquímicos da maior importância e que são valiosos protetores da saúde ocular.

E pensar que essa é apenas uma fruta! Há muitas outras a descobrir e se deliciar, cuidando da saúde. Experimente!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Emagrecimento no nosso blog.