Como usar vinagre de maçã para emagrecer?

0.0
00

Muito além de um tempero, o vinagre não tem apenas a função de incrementar as receitas, ele também tem uso estético e terapêutico. Produzido a partir de qualquer alimento rico em açúcar, como uva, cana de açúcar, kiwi, laranja, tangerina, manga, mel, arroz, vinho e, até mesmo, hortaliças, o alimento traz diversos benefícios para quem o consome regularmente e pode, até mesmo, ajudar a emagrecer. Mas, apesar da variedade, a versão feita através da maçã merece um destaque especial. Conhecido também como vinagre de cidra, este tipo específico do alimento é um dos mais estudados.

Além da sua popularidade na cozinha, graças ao seu sabor suave e aromático, que vai bem em diversos preparos como molhos e agridoces, o ingrediente possui milhares de anos de fama terapêutica. Relatos dão conta de que ele foi descoberto há cerca de 8 mil anos e o papel do condimento na saúde permanece até hoje. Mas não para por aí, pois o vinagre de maçã também tem sido amplamente usado na estética para o tratamento da pele e cabelo. Além disso, estudos indicam que emagrecer com vinagre de maçã, não só é possível, como ainda pode agregar muitos benefícios à saúde em geral.

Benefícios do vinagre de maçã

Segundo pesquisas, o uso do condimento, aliado a um estilo de vida saudável, é capaz de potencializar a saúde do organismo e ainda prevenir contra diversas doenças. O vinagre de maçã atua como antioxidante e anti-inflamatório, isso porque os polifenóis encontrados na cidra fermentada, como o betacaroteno, contribuem para melhorar o metabolismo energético, diminuindo a inflamação do organismo.

Mas a propriedade mais famosa do vinagre de maçã é o ácido acético, uma substância que dificulta a absorção de carboidratos no intestino, o que diminui as calorias da dieta e a produção de gordura. O liquido também contém quercetina, um poderoso antioxidante que contribui para a preservação das nossas células.

Pesquisas também revelam indícios de que alguns compostos do vinagre de maçã são capazes de fazer uma faxina no organismo, limpando o excesso da molécula gordurosa para fora do organismo para que o sangue possa trafegar sem empecilhos e, consequentemente, combater o colesterol.

Já na cozinha, além de dar sabor aos alimentos, o vinagre de maçã também possui outra função milenar: a de conservante, por isso é muito comum o seu uso na higienização de frutas e verduras. E o principal responsável é o ácido acético, pois ele inibe o crescimento de fungos e bactérias.

Como o vinagre de maçã ajuda a emagrecer

Seu papel no emagrecimento é muito significativo, por isso, existem vários estudos acerca de suas propriedades que ajudam a emagrecer. Rico em pectina, uma fibra solúvel que absorve água e preenche o estômago, o vinagre de maçã promove a saciedade por mais tempo e contribui para a redução da fome. Mas não para por aí, ele é capaz de inibir a ação de algumas enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos, graças ao seu ácido acético. Dessa forma boa parte do amido ingerido passa pelo trato intestinal sem ser absorvido pelo organismo.

Essa ação também ajuda a reduzir a proporção de açúcar no sangue, pois poupa o pâncreas de produzir mais e mais insulina, o que previne contra o diabetes e favorece a queima de gordura. Além disso, os ácidos – málico, lático e cítrico – presentes no vinagre são capazes de proteger o fígado contra os radicais livres e ainda aumentam a eficiência do órgão na produção de enzimas e estimulando a remoção de toxinas do corpo que favorecem o ganho de peso.

Como usar o vinagre de maçã para emagrecer

Para ajudar a emagrecer, os especialistas recomendam diluir 2 colheres de sopa de vinagre de maçã em um copo com cerca de 200 ml de água ou suco, e beber antes das principais refeições, como o almoço e o jantar. Assim o condimento é capaz de diminuir a absorção de carboidratos e calorias das refeições, evitando um pico de insulina no organismo. Outra forma de uso é adicionar o vinagre de maçã no tempero de saladas e carnes, incluindo seu uso no consumo diário. Vale lembrar que o vinagre de maçã emagrece, mas não faz milagres, por isso, seu uso deve ser feito juntamente com uma dieta balanceada, rica em frutas, legumes, grãos integrais, gorduras boas, carnes magras e peixes.

Menos é mais

O perigo mora no excesso, portanto, para obter todos os benefícios que o vinagre de maçã tem a oferecer é preciso saber dosar. Muitas pessoas costumam exagerar no uso de coisas que ajudam a emagrecer com a esperança de que os resultados sejam alcançados mais rapidamente. No entanto é preciso cautela e com o vinagre de maçã não é diferente. Especialmente no caso de pessoas com histórico de gastrite, úlceras gástricas ou intestinais ou, até mesmo, o refluxo.

Isso porque, a acidez do condimento pode provocar o aumento da irritação do estômago e resultar em sintomas incômodos, como dor e queimação. Por isso, o ideal é consultar um médico especializado antes de usar o vinagre de maçã para emagrecer ou para potencializar a saúde. Além disso, também é importante lembrar que para potencializar os efeitos e emagrecer com saúde, é preciso diminuir o consumo de alimentos ricos em açúcares e gorduras e praticar atividade física regularmente.

Então, agora você já sabe como emagrecer com vinagre de maçã e obter todos os benefícios que o condimento pode oferecer ao organismo. Se quiser mais dicas para ficar sempre por dentro do que é, de fato, bom para sua forma e sua saúde, pode contar conosco: aqui no Blog da Nature Center você encontra o melhor conteúdo sobre dieta e suplementação, por isso, fique sempre de olho no nosso conteúdo!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Dietas no nosso blog.
Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Emagrecimento no nosso blog.