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Estudos recentes apontam que 52,5% da população brasileira está acima do peso e, dessa parcela, 17,9% está obesa. Estudos realizados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) indicam que o número de mortes relacionadas à obesidade no mundo já é maior que os casos decorrentes da desnutrição.

O sedentarismo e má alimentação são os principais causadores dessa epidemia. Atualmente com a vida corrida e o fácil acesso à tecnologias, não nos preocupamos tanto com questões como a qualidade do que comemos ou com a necessidade de praticar algum exercício. É comum ver pessoas se alimentando com pressa, procurando utilizar a hora do almoço para fazer outras atividades, se distraindo com a tv ou celular, enfim, não dando a devida atenção ao que estão ingerindo. Essa pressa na hora da alimentação é o que nos leva a consumir comidas pouco saudáveis, como fast food e produtos industrializados e, infelizmente, aos poucos a saúde é prejudicada.

A obesidade pode causar várias doenças graves como a pressão alta, diabetes, câncer, infertilidade, úlceras, pedra na vesícula e outras doenças ligadas ao sistema cardíaco. E quando a situação complica, não adianta fugir: não existe remédio milagroso, o jeito é substituir refeições pouco nutritivas por uma dieta mais equilibrada e praticar exercícios regularmente.

Porém não é necessário se tornar um atleta no dia pra noite e muito menos se matar nas academias: a prática de exercícios leves como a caminha aliado à alimentação saudável são capazes de ajudar na recuperação da boa forma, além de beneficiar a saúde. Praticar caminhadas melhora a circulação sanguínea, deixa os pulmões mais eficientes, combate a osteoporose e previne derrames e infartos. O importante é, antes de qualquer medida, consultar um médico afim de avaliar as condições físicas e determinar se você está apto para tal atividade.

A pratica de exercícios físicos e a alimentação balanceada não só ajudam a combater doenças como a preveni-las – estudos comprovam que meia hora de atividade física por dia já são suficientes para manter seu corpo saudável.

Dicas:

Alimentação: Inclua fibras e alimentos integrais na sua alimentação, eles demoram mais para serem absorvidos pelo organismo e ajudam na sensação de saciedade. Fuja dos alimentos processados e industrializados: eles são carregados de substâncias prejudiciais ao organismo. Dê preferência à alimentos frescos e naturais e esteja atento às quantidades diárias ingeridas de açúcar e sal.

Exercícios: Atividades simples do dia a dia como sentar-se ou levantar-se já levam ao gasto calórico, desde que essas atividades sejam alternadas. Isso demonstra que perder peso não requer exercícios mirabolantes: deitar por meia hora pode queimar 30 calorias, sentar pelo mesmo período gasta 41 calorias, ficar em pé, são 52 calorias perdidas. Simples agachamentos ou atividades como subida e descida de escadas são uma forma de começar a movimentar-se.

O processo de emagrecimento deve ser constante: a mudança de hábitos não pode ser temporária. Obviamente, no inicio de uma dieta e de um programa de exercícios, costumamos ser mais radicais, mas a maneira mais eficiente e permanente de perder peso é mudar hábitos permanentemente, reeducando nosso organismo e estabelecendo uma nova rotina. O importante é dar o primeiro passo e seguir o lema “devagar e sempre”!

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2 Comentários

  • Pedro Henrique Oliveira

    Postado 15:27

    legal essas dicas, vou seguir algumas

    • Sinara Menezes

      Postado 15:13

      Olá Pedro, agradecemos o elogio 🙂

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