Dietas

14 superalimentos: aumente Massa Muscular e Testosterona

Quem está na busca por um corpo sarado sabe que treinar regularmente, dormir bem e, principalmente, seguir uma dieta saudável são práticas essenciais para ter bons resultados. Mas, indo mais a fundo, quando o desejo é conseguir aquele abdômen trincado e músculos mais definidos, alguns truques podem fazer toda a diferença e, até mesmo, fazer com que os efeitos apareçam em menos tempo.

Esse é o caso da produção de testosterona – o principal hormônio sexual masculino. Se você não sabe exatamente qual a sua relação com o ganho de massa muscular, saiba que, dentre outras coisas, ele é uma das substâncias anabólicas mais importantes do corpo humano, ajudando no aumento da força física, resistência, desempenho e, até mesmo, redução do índice de gordura corporal. Falando em termos técnicos, a secreção adequada da testosterona aumenta a síntese proteica, a oxigenação muscular e a hipertrofia tanto em homens quanto em mulheres.

Como aumentar a testosterona de forma natural?

É por isso que um dos segredos para aumentar a massa muscular é ter níveis equilibrados de testosterona no organismo. Mas, onde encontrar testosterona e como conseguir turbiná-la sem colocar a saúde em risco? Felizmente, muitos alimentos podem ajudar a aumentar a testosterona e, consequentemente, beneficiar o ganho de massa magra. Diferente dos anabolizantes sintéticos, que podem causar vários danos ao organismo, incluir alimentos ricos em testosterona na sua dieta é um método seguro e barato. Por isso, separamos alguns itens que não podem faltar no seu cardápio:

Alimentos ricos em gorduras boas

Por mais que algumas pessoas prefiram reduzir o consumo de lipídios durante a dieta de hipertrofia, é importante consumir alimentos ricos em gorduras boas. Isso porque esses nutrientes são essenciais para a produção hormonal, sobretudo de testosterona, que é um derivado do colesterol. Com o baixo aporte de gorduras no organismo, a produção de testosterona fica comprometida, por isso, inclua na sua dieta alimentos como:

  1. Abacate
  2. Azeite Extra Virgem
  3. Amêndoas

Vitaminas do complexo B

Cada uma das vitaminas do complexo B desempenham um papel específico na produção de testosterona. Para se ter uma ideia, a riboflavina (vitamina B2) melhora o desejo sexual, a niacina (B3), equilibra a produção de colesterol, o ácido pantotênico (B5) aumenta a produção de glóbulos vermelhos e a vitamina B6 reduz a produção de estrogênio (hormônio antagônico a testosterona), entre outros. Todos esses processos são essenciais para estimular a produção natural e equilibrada desse hormônio fundamental para ganhar massa muscular. Sendo assim, aposte em alimentos como:

  1. Couve (rica em riboflavina)
  2. Coalhada (rico em niacina)
  3. Gérmen de Trigo (rico em vitamina B5)
  4. Leite (rico em vitamina B6)

Proteínas de alto valor biológico

Quem já aposta numa dieta regrada sabe da importância das proteínas numa alimentação para ganhar massa muscular. Agora, se você está em busca de alimentos que aumentam a testosterona tem uma razão a mais para dar atenção as fontes proteicas:  além de fornecerem aminoácidos essenciais para recuperar os tecidos, os seguintes alimentos contribuem para o aumento natural da testosterona no organismo.

  1. Atum
  2. Salmão
  3. Ovos
  4. Fígado

Minerais que aumentam a testosterona

Os minerais também desempenham um papel importante na secreção de testosterona, sendo que a deficiência de algum desses nutrientes pode acarretar na baixa produção do hormônio e, consequentemente, provocar sintomas como falta de apetite sexual, queda na performance física e, claro, maior dificuldade para ganhar músculos. Para combater esse cenário, é recomendável apostar em Boro – mineral rico em ácido nítrico, que possui ação vasodilatadora e beneficia a secreção hormonal, em Magnésio – indispensável na manutenção da saúde sexual masculina e, principalmente, em Zinco, um dos minerais mais importantes para conseguir bons níveis de testosterona livre, uma vez que o nutriente impede que o hormônio seja convertido em estrogênio. Conheça as melhores fontes:

  1. Mel (rico em Boro)
  2. Feijão (rico em Magnésio)
  3. Ostras (melhor fonte alimentar de Zinco)

Bônus: Existe alguma vitamina especial para aumentar a testosterona?

Certamente, você já ouviu falar de suplementos que prometem aumentar a testosterona, mas antes de investir em algum produto, tenha certeza que sua alimentação está equilibrada. Muitas vezes, a baixa produção do hormônio está ligada a deficiências nutricionais e, mesmo que você aposte numa boa vitamina, talvez não consiga bons resultados se antes não corrigir as falhas do cardápio. Por isso, se a sua intenção é comprar um suplemento para aumentar a testosterona naturalmente, não deixe de, antes de tudo, consultar um médico. Com o apoio de um nutricionista, é possível identificar quais nutrientes estão em falta no seu organismo e, assim, escolher o melhor produto para você. Agora, como o que é natural não tem erro, que tal começar turbinando seu cardápio com esses superalimentos? E, já sabe: aqui no Blog da Nature Center você encontra o melhor conteúdo sobre dieta e suplementação, por isso, fique sempre de olho no nosso conteúdo!

Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Alimentação no nosso blog.
Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Dietas no nosso blog.
Curtiu ? Ficou curioso ? Leia mais sobre Saúde no nosso blog.
Compartilhar
Publicado por
Farmacêutica - Nature Center

Postagens Recentes

Benefícios do Óleo de Abacate

Você já ouviu falar sobre os incríveis benefícios do óleo de abacate? Este superalimento, repleto…

1 semana atrás

Para Que Serve Óleo de Abacate

Você já se perguntou sobre os incríveis benefícios do óleo de abacate? Este artigo é…

2 semanas atrás

Óleo de Abacate Serve para Diabetes

Você já se perguntou se o óleo de abacate serve para diabetes? Com sua crescente…

3 semanas atrás

O que é Spirulina e como ela pode auxiliar a sua saúde

Você já ouviu falar em spirulina? Este termo tem se tornado cada vez mais popular,…

4 semanas atrás

Conheça os benefícios e malefícios da spirulina

Você já ouviu falar sobre a spirulina? Este superalimento tem ganhado destaque por seus inúmeros…

1 mês atrás

Você sabe para que serve o licopeno

Você já ouviu falar sobre o licopeno? Esse poderoso antioxidante tem ganhado destaque nos últimos…

1 mês atrás