Conheça mais sobre os Suplementos Alimentares

Os suplementos alimentares são substâncias químicas produzidas para complementar a alimentação: suprindo a deficiência de vitaminas, nutrientes, sais minerais, carboidratos, proteínas, ácidos graxos (como o ômega 3), aminoácidos e outras substâncias essenciais para o organismo. São desenvolvidos para enriquecer sua alimentação, oferecendo ação nutricional, metabólica e fisiológica.

Tipos de Complementos Alimentares

É possível encontrar diversos tipos de complementos alimentares. Alguns oferecem todos os nutrientes que são necessários e consumidos pelo nosso organismo diariamente (multivitamínicos), porém, podemos encontrar outros tipos, que possuem uma quantidade maior de um componente específico e visam suprir ainda mais a falta de uma substância exclusiva ou equilibrar e complementar sua dieta. Separamos algumas categorias de suplementos que apresentam benefícios mais específicos, confira:

Suplementos Termogênicos: são conhecidos como eliminadores de gordura, atuam transformando as calorias, derivadas da alimentação e gordura corporal, em energia.

Ajudam a manter o metabolismo sempre acelerado, promovendo também maior queima calórica ao longo do seu dia, o que gera um consumo de energia maior e acelerado, tornando o processo de emagrecimento mais eficaz.

Suplementos Hipercalóricos: popularmente conhecidos como “massa” ou suplemento energético. São compostos por proteínas, minerais e carboidratos de alta riqueza biológica e têm como papel fornecer alto valor calórico, sendo assim, são ideais para pessoas que querem aumentar o peso, praticar exercícios físicos e para pessoas que gastam muita energia, pois ele irá dispor rápida reposição energética, além de auxiliar no ganho de massa magra durante os treinos. É excelente para pessoas com o metabolismo acelerado e que possuem dificuldade em ganhar volume muscular.

Suplementos Antioxidantes: são substâncias que desempenham diversas funções no organismo como combater a oxidação, prevenir o envelhecimento e manter a saúde das células. Grande parte dos antioxidantes, gerados pelo nosso organismo, são necessários para seu funcionamento, porém, devido a motivos externos, é exigida uma quantia elevada destes se comparada ao que nosso organismo nos oferece, sendo fundamental seguir uma alimentação equilibrada. Nosso organismo nem sempre absorve estas substâncias em grande quantidade, tornando necessária a suplementação alimentar.

Suplementos Proteicos: a proteína é um nutriente essencial para a construção muscular. Os complementos proteicos complementam a alimentação pois são ricos dessa substância que é muito utilizada para a recuperação dos músculos após exercícios físicos que exigem mais esforço. Devido sua composição a base de proteínas estes suplementos irão lhe ajudar a evitar o catabolismo (processo metabólico dos seres vivos, que ocorre devido a liberação de hormônios após exercícios físicos, fazendo com que o corpo absorva nutrientes que não recebeu direto dos músculos.)

Suplementos Multivitamínicos e poliminerais: este tipo de suplemento é rico em diferentes vitaminas e minerais e pode ser utilizado quando não conseguimos consumir todas as vitaminas e sais minerais necessários para nosso organismo através da alimentação e fatores que dificultam a absorção destas substâncias. Possuem o papel de suprir e complementar nutrientes necessários no dia a dia, proporcionando mais saúde e melhor funcionamento do organismo.

Suplementos hormonais: são substâncias que tem como função, transformar esteroides presentes em nosso organismo em anabolizantes ativos. Muitos consideram a função deste suplemento a mesma dos anabolizantes pois ele promove o desenvolvimento dos tecidos musculares por meio da divisão celular.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *